17º Festival de Teatro de Guaçuí
- Acessos: 2315
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ
O município de Guaçuí realiza no período de 22 a 28 de maio o 17º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, reunindo 20 trabalhos teatrais de diversas partes do Brasil, sendo linguagens diversificadas em três categorias – palco adulto, palco infanto-juvenil e teatro de rua, tendo a coordenação do Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”. É também uma homenagem ao ator Fernando Torres, nascido nessa cidade, cujo nome denomina o Teatro Municipal e ainda o troféu de melhor espetáculo dirigido às categorias participantes do festival.
O Festival Nacional de Teatro de Guaçuí é um dos mais importantes no cenário teatral do Espírito Santo, e vem ganhando destaque em toda mídia nacional, devido ao trabalho sério de compromisso com a qualidade exigida aos participantes, pela equipe realizadora.
A 17ª edição do Festival de Guaçuí conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, sendo o evento contemplado pelo Edital nº 12/2015, da Secult – Secretaria de Estado da Cultura, na categoria de artes cênicas.
Este evento ratifica o hábito da população da região do Caparaó em prestigiar os espetáculos que se apresentam no Festival, desde o ano de 2000, e ao mesmo tempo conhece as diferenças culturais de cada região brasileira, quer seja do nordeste, do sudeste, do norte ou do sul do país. Ele ainda fomenta as artes cênicas, aproximando o público dos grupos e os grupos das aspirações do povo. O público se envolve não só com o teatro, mas também com outras manifestações artísticas como a dança e música.
O festival propõe o prosseguimento dessa política de integração comunidade-artista-teatro, sendo um impulso permanente e necessário a atingir um amadurecimento teatral, partindo do município de Guaçuí, através do Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira” para outras cidades. Assim o 17º FESTGUAÇUÍ proporciona um enriquecimento cultural ao público e aos envolvidos nas oficinas e espetáculos, e o consolida como um dos pontos de referência de cultura no Estado.
Neste o Festguaçui receberá sete trabalhos adultos, cinco de infância e juventude, e sete de rua. Contará ainda com um espetáculo convidado de dança, sendo "Agreste", do ES. A mostra reunirá montagens do Sul e Norte do Estado do Espírito Santo, Vitória, e ainda espetáculos selecionados de outras partes do Brasil, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins e Goiás.
Os trabalhos reúnem peças autorais das companhias e ainda grandes clássicos da dramaturgia mundial, como Shakespeare.
Além das mostras competitivas, haverá exposição de artes plásticas e desenhos, debates, palestra e oficinas de teatro com Dudu Guimarães.
PROGRAMAÇÃO
22 de maio – Domingo
20h – Abertura – Agreste – Vitória – ES
23 de maio – Segunda-Feira
14h – A bruxa Malabé – Ribeirão Preto - SP
18h – O mendigo e o cachorro morto – Cachoeiro - ES
20h – Acorda, amor – Rio de Janeiro – RJ
24 de maio – Terça-Feira
14h – A revolução no formigueiro – Vitória – ES
18h – Hoje tem espetáculo – Presidente Prudente - SP
20h – Chico Prego – Vitória – ES
25 de maio – Quarta-Feira
14h – Zé troca pé – Niterói - RJ
18h – Números – Londrina - PR
20h – A farsa da boa preguiça – Ubá – MG
26 de maio – Quinta-Feira
10h – Homem Pedal – Itajaí - SC
14h – Encantos – Goiânia – GO
20h – Avesso – Rio de Janeiro – RJ
27 de maio – Sexta-Feira
10h – As Presepadas de Damião... – Campinas - SP
14h – Era uma vez: contos, lendas e cantigas – Porto Alegre – RS
18h – E se a gente se conhecesse outra vez? – Araguaína – TO
20h – Dois Cavalheiros de Verona – São Caetano do Sul – SP
28 de maio – Sábado
14h – Memórias de um amor contestado – Mucurici – ES (Convidado)
18h - O Auto do Caboclo Bernardo – Linhares – ES (Convidado)
20h – A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu seu amor – Guaçuí – ES (Convidado)
21h – Cerimônia de Encerramento e Premiação.